terça-feira, 14 de julho de 2009

Porque eu deveria participar?

1. Diferentemente de outras editoras, a Multifoco não está atrás de seus níqueis e por isso selecionará (apenas) 20 autores para esta antologia. Nem mais, nem menos. O discurso é clichê, mas é a mais pura verdade: queremos qualidade.

2. Diferentemente de outras editoras, a Multifoco não exige que você tenha dinheiro no bolso para poder participar. Os livros (cota de 15 por autor. Mas se precisar de mais é só solicitar) são entregues por consignação, e você só paga 30 dias depois do lançamento, ou seja: tem tempo de sobra para vender os seus exemplares. E ainda embolsa 20% do valor total das vendas. Agora me digam qual editora (e incluo aqui as grandes) paga 20% para o autor em cima da capa do livro? Resposta: nenhuma.

3. Diferentemente de outras editoras, participar de uma antologia da Multifoco não significa simplesmente participar de uma antologia. Porque é a única editora que oferece chances reais aos autores de suas coletâneas de terem os originais de seus livros publicados. Exatamente, você não leu errado. Se você tiver os originais prontos de um livro (romance, ficção, contos, poesia, etecetara) e nos enviar um conto policial do caráleo, corre um sério risco de assinar um contrato e ter seu primeiro livro publicado. E vocês sabem: isso significa muita coisa.

4. Diferentemente das outras editoras, a Multifoco não está nem um pouco interessada em dividir as despesas com o autor. Da mesma forma que funcionam as antologias, com os livros solos você também receberá seus exemplares sem pagar um pila, terá 30 dias para comercializá-los, e ainda embolsará 20% dos lucros finais. E você ainda escolhe a tiragem, que varia de 30 a 100 exemplares.
(apêndice)
- Ah, mas eu vou ter que vender os livros???
Vai sim, mané.
Primeiro porque você não é o Fernando Pessoa.
E segundo porque precisa colocar a mão na massa se quiser ver acontecer.
Ficar sentado esperando os lucros e o sucesso baterem na sua porta é de uma estupidez sem precedentes.
Seja para quem quer ser escritor, seja para quem quer ser qualquer outra coisa.
Ops, desabafei.

5. Diferentemente de muitas outras editoras, a Multifoco não economiza na hora de produzir seus livros. Nada de papel porcaria, capas horrorosas, revisão duvidosa e tantos defeitos grosseiros que encontramos em algumas edições por aí. A qualidade das impressões pode ser comparada a de qualquer editora tradicional.
Como já disse outra vez, há tempos quero ser escritora.
E justamente por querer tanto, já percorri milhares de sites, e editoras, e nunca encontrei nada que soasse parecido com OPORTUNIDADE.
A maioria fazia propostas absurdas, repassando para mim (no caso, a autora) um custo cômico - para não dizer trágico - que variava de 3 a 10 mil reais.
Como diz o próprio Frodo, se eu tivesse dez mil seria rico.
A verdade é dura, mas a maioria das editoras só publicam autores iniciantes que podem pagar, independente de qualquer outra coisa.
Por isso, quando conheci a Multifoco, percebi que havia sim uma luzinha brilhante no fim do túnel.
Alguém abria uma porta.
O fato é: se você realmente quer ser escritor, e está disposto a ir atrás disso de verdade, não tem chance melhor.
Mandem seus contos policiais para assassinos.anthology@editoramultifoco.com.br.